Chamada

Tópicos de Interesse

Convidamos os pesquisadores a submeter artigos ao SBSC 2020 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):

  • Computação social e de multidão (crowd computing): Estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação.
  • Projeto de Sistemas: Hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais.
  • Teorias e modelos: Análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos, etc.), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos.
  • Investigações empíricas: Achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais.
  • Práticas sociais e colaborativas: Caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo as práticas de trabalho e práticas sociais.
  • Mineração e Modelagem: Estudos, análises, algoritmos e infraestruturas para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.
  • Metodologias e Ferramentas: Novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização.
  • Sistemas Colaborativos e computação social para populações carentes: Estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para as comunidades de usuários idosos, deficientes, de baixa renda e usuários de comunidades carentes.
  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: Incluindo sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, colaboração global e outros domínios.
  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Computação móvel e ubíqua, motores de jogo, mundos virtuais, tecnologias multi-toque, novas tecnologias de exibição, reconhecimento de gestos e visão, big data, MOOCs, mercados de trabalho de multidão, sistemas de redes sociais e sistemas de detecção.

Tipos de submissão

Buscando renovação as formas de interação e apresentação de trabalhos, o SBSC 2020 receberá trabalhos em diferentes vertentes, alinhadas com o desenvolvimento das pesquisa. Para cada vertente serão propostas formas de interação que se diferenciam do modelo tradicional de apresentação de artigos. O objetivo global com isso é transformar o evento em uma situação de troca e aprendizado, onde as pesquisas não são apenas apresentadas, mas discutidas de forma concreta e problemas são abordados.

  • Desenho de pesquisa

O objetivo desta vertente é avaliar/discutir o planejamento ANTES da realização do estudo, reforçando e contribuindo para a robustez da pesquisa a ser realizada. Não são esperados resultados, mas planos de pesquisa, formas de execução, métodos adotados, etc.

Artigos de 3 a 10 páginas que apresentem um projeto de pesquisa, com ideias, teorias, modelos, resultados experimentais originais e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Tecnologias Colaborativas. Estes artigos serão avaliados quanto a organização e planejamento de pesquisa, e o potencial desta. Os trabalhos serão criticados por pesquisadores durante o evento, contribuindo assim para ajustes nos estudos e o aumento na qualidade, o estabelecimento de parcerias e a identificação de trabalhos complementares.

  • Pesquisas em andamento

O objetivo desta vertente é discutir pesquisas que estejam em andamento, mas ainda não tenham resultados sólidos. Através da discussão, espera-se ajudar a resolver quaisquer problemas enfrentados pelos pesquisadores. São esperados relatos de pesquisa executada, resultados parciais, questões e problemas encontrados (situações onde a pesquisa “empacou”), etc.

Artigos de 3 a 10 páginas que apresentem pesquisas que estejam no meio do caminho. Deve ser apresentado o contexto do trabalho e o problema em investigado, bem como a execução da pesquisa até o momento, com resultados parciais e problemas encontrados pelos pesquisadores. Estes trabalhos serão avaliados segundo seu potencial para gerar discussão e receber contribuições que tenham impacto na condução do mesmo, propiciando assim o aumento de sua qualidade, o estabelecimento de parcerias e a identificação de trabalhos complementares.

  • Pesquisas finalizadas aceitas/publicadas

O objetivo desta vertente é trazer para a comunidade pesquisas finalizadas, em particular aquelas já publicadas em veículos de alto impacto no exterior, aumentando assim o alcance interno de trabalhos que muitas vezes são apresentados apenas a plateias estrangeiras. Resultados de pesquisas finalizadas ainda não publicadas também são bem vindas.

Resumo executivo de até 2 páginas apresentando resultados de pesquisas finalizadas. Espera-se que nestes resumos estejam claros a motivação e o problema de pesquisa investigado, a solução proposta, a forma de avaliação e resultados obtidos e a comparação com trabalhos relacionados. Em particular, buscamos pesquisas que tenham sido aceitas para publicação em conferências ou periódicos internacionais de alto impacto com foco em tecnologias colaborativas (ACM CSCW, GROUP, CHI, JCSCW, ECSCW, etc.), de modo a ampliar a divulgação dessas pesquisas na comunidade latino-americana. Nesse caso, os resumos devem apontar para os textos completos e onde podem ser obtidos, de forma que outros possam aprofundar seus estudo caso tenham interesse.

  • Relatos da indústria

O objetivo desta vertente é trazer para a comunidade os trabalhos desenvolvidos pela indústria. São esperados relatos de pesquisa executada, resultados parciais, questões e problemas encontrados, etc.

Artigos de 3 à 10 páginas que apresentam os trabalhos de profissionais do setor produtivo de TI. Espera-se que nestes artigos seja promovida a troca de experiências entre profissionais da academia e indústria.


Formato de Submissão

Os artigos submetidos ao SBSC 2019 deverão ser escritos em português ou inglês e formatados de acordo com o padrão SBC disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos

A quantidade de páginas deve estar dentro dos limites mínimo e máximo estabelecidos para cada categoria de submissão, incluindo título, dados dos autores e filiação, resumo e abstract, seções, figuras, tabelas, quadros, referências e anexos.

Os artigos devem ser originais — não podem ser cópias de artigos publicados anteriormente, nem ter sido submetido a outro veículo de publicação.

A aceitação de um artigo está condicionada à inscrição no evento de pelo menos um dos autores que deverá fazer a apresentação do artigo no evento.

Os artigos deverão ser submetidos em formato PDF.